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Relações com as partes interessadas
Clientes
Todo o pessoal da Marisport, independentemente da sua posição, deve focar-se em ações que desenvolvam relações de empatia e confiança com os Clientes, baseadas na melhor proposta de valor, para assegurar a satisfação dos clientes.
Nos contactos com Clientes é necessário que o pessoal realize as suas tarefas de acordo com os compromissos da Marisport:
- Merecendo a Confiança do Cliente;
- Informando com transparência e verdade;
- Atuando de maneira adequada a uma empresa desenhada para a produção industrial;
- Tratando os Clientes com profissionalismo, respeito e lealdade;
- Fornecendo aos clientes produtos e serviços de excelência;
- Fornecendo aos clientes as informações necessárias para a tomada clara de decisões e assegurando um compromisso rigoroso das condições acordadas;
- Respeitando a privacidade da informação dos Clientes de acordo com as leis aplicáveis.
Pessoal
As regras definidas neste Código devem ser aceites, compreendidas e colocadas em prática por todo o Pessoal nas suas atividades, independentemente da posição, competências e responsabilidades especificas.
Regras de Comportamento da Marisport
Desenvolvimento Pessoal e Crescimento Profissional
A Marisport credita um valor elevado ao desenvolvimento pessoal e profissional do nosso Pessoal, promovendo a sua formação continua como um fator chave para o seu desempenho e motivação. As políticas de seleção, remuneração e crescimento profissional são guiadas pelo mérito e práticas de referência do mercado.
Guarda Legal:
A Marisport define os seus princípios e valores de acordo com as leis nacionais e internacionais no que respeita aos Direitos Humanos e Sociais. Não admitimos discriminação baseada no sexo, raça, etnia, convicção religiosa, filiação politica, ou outra, assegurando igualdade de oportunidades e integridade e dignidade no local de trabalho.
Suborno ou Corrupção:
A Marisport condena quaisquer atos pelos quais sejam atribuídos compensações ou benefícios que influenciem comportamentos para obter vantagens para o ator ou para a empresa.
Saúde e Segurança:
A Marisport providencia um ambiente de trabalho saudável, seguro e agradável que promove o bem-estar e produtividade do Pessoal.
Participação:
A Marisport estimula a participação do pessoal, promovendo meios eficientes de comunicação e partilha.
Criação de Valor:
A Marisport conduz os seus negócios com uma visão de criação de valor, respeitando a sustentabilidade e a responsabilidade social.
Regras de Comportamento do Pessoal
Dever de Formação:
Todo o pessoal está comprometido em atualizar os seus conhecimentos e competências, frequentado as oportunidades de formação colocadas à sua disposição pela empresa.
Inovação e Iniciativa
Para alcançar objetivos coletivos, deve ser usada uma atitude individual proativa, implementando soluções inovadoras que se comportem melhor do que soluções tradicionais.
Relações Pessoais:
As relações entre o Pessoal e a Gerência devem ser guiadas pelo respeito mútuo, lealdade, cooperação, honestidade e clareza da comunicação, pretendendo atingir a excelência no resultado coletivo.
Integridade e lealdade:
Ao Pessoal e à Gerência é proibido o uso da sua qualidade ou posição hierárquica, bem como a imagem e nome da Marisport, para obter vantagens pessoais, da sua família ou terceiros. No desempenho das suas atividades, internamente e externamente, todo o Pessoal e a Gerência devem adotar um comportamento dignificado, com respeito pelo prestígio da empresa e das suas marcas.
O Pessoal da Marisport deve aplicar esta regra com cuidado especial nas suas relações online, referindo-se sempre à empresa com respeito, lealdade, senso comum e em linha com este Código.
Responsabilidade:
O Pessoal e a Gerência devem conduzir os seus negócios de uma forma profissional e responsável, protegendo os bens da empresa através do uso racional de recursos.
Confidencialidade
O Pessoal e a Gerência estão obrigados a proteger a confidencialidade da informação na execução das suas tarefas, e não podem usá-la para obter vantagens pessoais e benefícios para eles ou para terceiros.
Informação Restrita e Abuso de Informação:
O Pessoal e a Gerência que tem acesso a Informação Restrita não devem transmiti-la, usá-la ou facilitar o seu acesso por terceiros com o intuito de obter vantagens pessoais.
Sustentabilidade:
A Sustentabilidade é endereçada como sendo uma responsabilidade partilhada de todo o Pessoal.
Competição:
O Pessoal e a Gerência não se devem envolver em atividades que compitam com as desenvolvidas pela Marisport.
Prendas Comerciais
A Marisport não encoraja a prática de presentes ou recebimento de ofertas comerciais. O Pessoal e a Gerência não devem aceitar, para seu benefício, bens, serviços ou vantagens com um valor individual acima de 100 € (incluindo Presentes de Natal) de Clientes, Fornecedores, Prestadores de Serviços ou qualquer entidade individual ou coletiva que tenha ou tenha tido relações comerciais com a Marisport.
Embora, se a não-aceitação não for viável, o membro do Pessoal deve entregar o presente à Gerência para sua consideração e decisão.
Todas as exceções devem ser comunicadas à Gerência.
Ofertas de bens a qualquer entidade externa só é permitida, se feito em nome da Empresa e com a aprovação de Gerência, e conduzida segundo as práticas industriais comuns.
É proibido a oferta ou aceitação, em qualquer circunstância, independentemente do valor, de quaisquer bens sujeitos a restrições legais.
Proteção do Património
O Património da Marisport é para uso profissional exclusivo, sendo proibido o seu uso para benefício pessoal ou de outros. Cabe ao Pessoal da Marisport assegurar a sua proteção e a conservação do património físico, financeiro e intelectual, e os recursos devem ser usados eficientemente. Sempre que possível e aplicável, a propriedade intelectual deve ser assegurada por meio de registos e patentes.
O Pessoal deve portar-se de acordo com as regras de segurança, que previnam a ocorrência de acidentes.
O Pessoal deve cuidar dos recursos financeiros da empresa com diligência, protegendo-o da perda, roubo ou uso impróprio.
O Pessoal não deve obter vantagens, para eles ou terceiros, pelo uso do saber-fazer e informação relativa aos negócios da Marisport.
Fornecedores
Seleção:
A Marisport seleciona os seus fornecedores de serviços e fornecedores baseada em critérios claros e imparciais, sendo um deles o cumprimento deste código de ética.
Integridade:
A Marisport atua com lealdade e boa fé nas suas relações com os seus parceiros comerciais, estabelecendo uma comunicação clara e objetiva, com vista a consolidar uma relação de longo prazo.
Transparência:
A Marisport adota procedimentos guiados por princípios económicos racionais e de eficiência. A sua prática empresarial é transparente é transparente e equitativa, e nenhuma forma de abuso, suborno, corrupção ou lavagem de dinheiro é tolerada.
Autoridades Públicas
Cooperação:
A Marisport tem uma atitude cooperativa com autoridades públicas e com a comunidade local, baseada em regras de transparência e independência, com total disponibilidade e abertura para a melhoria do enquadramento legal do seu negócio.
Independência:
A Marisport adota uma posição de independência com respeito a instituições publicas e partidos políticos, sem prejuízo das suas relações profissionais. Não presta apoio financeiro a partidos políticos ou organizações de natureza política.
Cumprimento de Obrigações:
Cumprimento restrito da lei nacional e internacional é seguido, e todas as obrigações contratuais legais são cumpridas.
Toda a informação obrigatória requerida pelo direito nacional e internacional é submetida a autoridades públicas e de supervisão, numa forma atempada, rigorosa e adequada.
Comunidade
A Marisport adota uma política ativa de responsabilidade social e contribui para a melhoria da Comunidade, com preocupações ambientais, sociais e económicas e para o desenvolvimento do conhecimento humano.
Diálogo constante com entidades da comunidade é adotado e é fundamental para o sucesso a longo prazo das atividades da empresa, e estes canais permitem identificar os aspetos principais de melhoria
Concorrência
Respeito Mútuo e Cordialidade:
A Marisport respeita regras legais de mercado, permitindo a concorrência leal e saudável. As relações com concorrentes seguem as regras de cordialidade e respeito mútuo.
Ambiente
Consciência Ambiental:
A Marisport adota e estimula o uso responsável e natural de recursos e a preservação do meio ambiente, promovendo uma gestão eco eficiente que respeite os impactos ambientais resultantes da atividade da empresa.
Para questões relacionadas com este código de conduta é favor enviar-nos um email para
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